Aqui você acompanha todas as notícias da Bridgestone do Brasil, e fica sabendo de tudo sobre os preparativos, atuações e resultados da Fórmula 1, Fórmula Truck, IRL e Fórmula Mundial.

Para receber notícias atualizadas no seu email, clique aqui e cadastre-se.

« voltar

- Terça-Feira, 02/05/2006

FÁBRICA DA BFBR EM CAMAÇARI TERÁ TECNOLOGIA DE PONTA

A partir do final de 2006, a nova fábrica da Bridgestone Firestone em Camaçari (BA) iniciará suas operações, atingindo gradativamente a capacidade de produção diária de 8 mil pneus para veículos de passeio e camionetes.

Com investimentos de US$ 160 milhões, a nova unidade terá um processo produtivo que utilizará uma nova tecnologia da Bridgestone, que inova a fabricação de pneus por utilizar um sistema modular, onde a tradicional produção linear é substituídas por diversas pequenas fábricas que produzem 4 mil pneus/dia cada. Em sua fase inicial, a planta de Camaçari operará com dois módulos e capacidade diária para produzir 8 mil pneus.

Segundo o diretor da Bridgestone Firestone responsável pela implantação do projeto na Bahia, Rioji Hirokawa, o sistema permite maior produtividade, controle de qualidade em todo o processo industrial e agilidade na realização de futuras expansões.

“Além da maior qualidade do processo industrial, a realização de uma expansão ou ajuste em um módulo não afetará o restante da produção”, comenta Hirokawa. Camaçari será a segunda unidade no mundo a aplicar essa tecnologia de ponta desenvolvida pela Bridgestone – a primeira foi a unidade de Wuxi, inaugurada neste ano na China.

O pneu gerado por este moderno sistema produtivo utilizará tecnologia exclusiva da Bridgestone, desenvolvida nos centros de pesquisa da empresa e testada e comprovada nas pistas de Fórmula 1, onde a marca já conquistou sete títulos consecutivos – o primeiro com a equipe McLaren, e os seis últimos com a Scuderia Ferrari.

A nova unidade atenderá à demanda interna e de exportação para países do continente latino-americano. A fábrica, que será construída em terreno de 1 milhão de m2, localizado no Pólo Industrial de Camaçari (Bahia), terá 75 mil m2 de área construída em sua fase inicial, cujo início de operações está previsto para o final de 2006.

Nesta primeira etapa, a unidade gerará 500 empregos diretos e cerca de 1.200 indiretos.

“O início da construção da nova fábrica em Camaçari é uma evidência do nosso otimismo no fortalecimento da economia brasileira e da confiança que temos na capacidade de trabalho dos empregados da empresa”, afirma Jorge Gonzalez, presidente da Bridgestone Firestone Latin America. “Prova disto é que os produtos que sairão desta unidade serão destinados aos consumidores brasileiros e aos sul-americanos e agregarão o que há de mais moderno em tecnologia na fabricação de pneus. Com os pneus Bridgestone de Camaçari reforçaremos a nossa liderança em tecnologia”.

“Ficamos totalmente satisfeitos com o apoio oferecido pelo governo da Bahia, que disponibilizou toda a assistência necessária para encontrarmos as melhores condições possíveis para a implantação dessa nova operação”, comenta Eugenio Deliberato, presidente e diretor-geral da Bridgestone Firestone do Brasil. “A partir de 2006 estaremos retribuindo por esta parceria e trazendo mais progresso e crescimento ao estado da Bahia”.

Veja fotos da construção da fábrica de Camaçari

« voltar